O que é Ghee?

O que é Ghee?

ghee

 

Ghee (pronuncia-se “gui”), o famoso “ouro líquido” citado nas escrituras ayurvédicas indianas e hoje muito empregado na culinária saudável.

É um óleo purificado da manteiga que quando preparado no processo tradicional de aquecimento e coação, toda a água, os elementos sólidos (incluindo lactose e caseína) do leite são removidos em sua quase totalidade. Assim, exceto casos muito agudos de alergia alimentar, o Ghee é quase que universalmente aceito (e apreciado) pela digestão humana. (Obs: em casos de ALERGIA, seu consumo não é recomendado).

Tem aroma refinado e sabor leve, não contém sal e não necessita refrigeração. Ótimo óleo para cozinhar pois tem alto nível de resistência ao calor, e embrulha os nutrientes lipossolúveis e medicinais do alimento, ajudando em sua assimilação. Sim, uma sopa de legumes com uma colher de sopa de ghee nutre de forma mais eficiente do que uma sopa “light”, sem gordura.

O óleo da manteiga é uma substância complexa e incrivelmente benéfica para o trato digestivo, a flora intestinal, as mucosas, o sistema hormonal e muscular, e em especial para o cérebro. É ótima matéria prima para hormônios diversos. Tão benéfico que é prescrito como remédio pelos doutores da Ayurveda.

Como qualquer produto de origem animal, o Ghee contém colesterol. Entretanto, conforme as novas diretrizes de 2015 da American Dietary Guidelines Association, o colesterol alimentar apresenta impacto insignificante nos níveis de colesterol sanguíneo. Ou seja, assim como não acontece de seu corpo não ficar verde quando você come uma folha de alface, seu colesterol não aumenta quando você come colesterol nos alimentos naturais.

Texto extraído do site: www.puravida.com.br

 

No Comments

Post A Comment