Hipertensão

Hipertensão

hipertensão

A revista Lancet divulgou um estudo em conjunto com a Organização Mundial de Saúde relatando que o número de pessoas com pressão alta dobrou nos últimos 40 anos.

Atualmente 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de hipertensão.

Foram analisados estudos populacionais nacionais, subnacionais ou comunitários que mediram a pressão arterial em adultos com idade igual ou superior a 18 anos de 1975 até 2015.

A prevalência global de pressão arterial elevada por idade foi de 24,1% em homens e 20,1% em mulheres no ano de 2015. A incidência de hipertensão arterial diminuiu nos países de rendimento elevado e em alguns países de rendimento médio. O número de adultos com aumento da pressão arterial subiu de 594 milhões em 1975 para 13,3 bilhões em 2015, com o aumento principalmente em países de baixa renda e de renda média. O aumento global do número de adultos com pressão arterial elevada pode ser recorrente ao envelhecimento, sedentarismo e ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados.

Outro estudo que fala sobre as mudanças de vida que devem ser feitas pelo indivíduo hipertenso diz que uma redução na ingestão de sal pela população mundial resultaria em uma grande melhora na saúde pública. As intervenções indicadas para pacientes obesos, que incluem uma  dieta rica em frutas, hortaliças e alimentos frescos, com alto teor de potássio e fitoquímicos, podem ser também eficazes na redução da pressão arterial. Esse mesmo estudo diz que a suplementação de cálcio reduz a pressão arterial em indivíduos hipertensos e reforça a importância do magnésio, que deve ser considerado por qualquer pessoa que procure prevenir ou tratar a pressão arterial elevada. Por isso a importância da nutrição funcional, que estuda o paciente como um todo visando evitar a ocorrência de patologias como a hipertensão, ou uma melhora no quadro.

Uma pressão arterial saudável requer a prática de exercícios frequentes, redução do estresse e uma dieta saudável.

Texto extraído do site da VP Consultoria Nutricional.

No Comments

Post A Comment