Alimentação na Amamentação

Alimentação na Amamentação

A perda rápida de peso durante a amamentação pode representar um risco ao bebê, pois pode levar a liberação de toxinas, normalmente armazenadas na gordura, para a corrente sanguínea, elevando a quantidade dessas substâncias no leite.

É importante lembrar que a produção de leite será maior se a frequência da própria amamentação for maior. A qualidade da alimentação da mãe influencia a qualidade do leite.

Estimular a amamentação e ter os cuidados com a alimentação fará com que a mãe dê ao filho o principal e melhor alimento nos primeiros meses de vida.

Nutrição Funcional na Amamentação

Priorize

. Frutas, sucos legumes e verduras: pois apresentam vitaminas e minerais que deixarão o leite repleto de vitaminas e minerais;

. Água: o líquido ajudará o corpo na produção de uma quantidade de leite necessária para o bebê.  Como a maioria das mães costuma sentir muita sede ao amamentar, é sempre bom já ter à mão um copo de água ao se preparar para dar a mamada;

. Proteínas de boa qualidade na alimentação: carne bovina, peixe, frango e ovos, para que a massa magra seja mantida;

. Alimentação fracionada (no mínimo 5 refeições por dia): para que haja uma variedade alimentar durante o dia, garantindo que os nutrientes não fiquem concentrados em poucas refeições;

. Alimentos integrais: além de apresentarem maior quantidade de nutrientes (vitaminas e minerais), que deixarão o leite mais nutritivo, possuem fibras que auxiliarão na diminuição do índice glicêmico (açúcar) das refeições, evitando que sinta fome muito rápido ao metabolizar uma refeição.

Evite

. Cafeína: a ingestão de cafeína pela mãe faz com que o leite materno também apresente essa substância, pois esta pode passar da corrente sanguínea para o leite. A cafeína faz com que o bebê fique sem sono e/ou irritado. Assim, a melhor opção é restringir alimentos que contenham cafeína ou optar pelos alimentos descafeinados. Alimentos que contém cafeína são café, chás mate, verde e branco, chocolates (cacau) e refrigerantes a base de cola, por exemplo;

. Bebidas alcoólicas: podem comprometer a produção de leite materno, além de passar para o bebê através do leite. Durante a amamentação, a orientação é excluir as bebidas alcoólicas.

. Alimentos ricos em enxofre: durante a amamentação muitas mulheres reclamam do desconforto causado por gases. Por isso, nesse período, a recomendação é evitar alimentos ricos em enxofre, pois estimulam a produção de gases também nos bebês. Evite feijões, brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, rabanete, repolho e acelga.

. Leite de vaca e seus derivados: a proteína do leite apresenta dificuldade de digestão no trato gastrointestinal da mãe, podendo ter acesso à corrente sanguínea e, conseqüentemente, ao leite materno, causando desconforto abdominal na criança.

Lembre-se sempre que temos nossas individualidades. Essas orientações não são regras!

Varie os alimentos e fique atenta se algum alimento causa dores e desconforto no bebê. Caso ele sinta qualquer desconforto, verifique o alimento consumido e retire-o de sua alimentação por um período.

 

 

No Comments

Post A Comment