Leite de Cabra

Leite de Cabra

 

leite de cabra

 

Embora o leite de cabra apresente um gosto bem característico e mais forte, é rico em diversos minerais como: cálcio, magnésio, manganês, fósforo, vitamina A, vitamina D, entre outros.

Um dos principais fatores que justifica o seu consumo, além desta riqueza de vitaminas e minerais, é a sua melhor digestibilidade, quando comparada ao leite de vaca.

É considerado um leite hipoalergênico por conter menos caseína alfa-1, uma proteína responsável pela alergia ao leite de vaca. Dessa forma, pessoas alérgicas ao leite de vaca podem consumir o leite de cabra como uma alternativa rica em nutrientes.

Além disso, contém 20% de colesterol a menos que o leite de vaca e não possui aglutinina, substância presente no leite de vaca que une as partículas gordurosas formando um coalho difícil de digerir.

A digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, sendo indicado também para crianças desnutridas.

O leite de cabra apresenta uma composição de cálcio um pouco menor que o leite de vaca. Enquanto o leite de vaca apresenta 123mg de cálcio em 100ml, o leite de cabra apresenta 112mg na mesma quantidade (fonte – Tabela TACO).

Vale ressaltar que o leite de cabra possui lactose em sua composição. Alguns iogurtes e queijos elaborados com o leite de cabra podem não conter lactose em suas composições devido à sua eliminação a partir do processo natural de fabricação ou pelo uso da enzima lactase. Desta maneira, pessoas intolerantes à lactose devem ter cuidado com o seu consumo.

É contra indicado para pessoas que apresentam alguma alergia à ele ou às crianças menores de 6 meses que não foram orientadas a substituir o aleitamento materno exclusivo pelo nutricionista ou pediatra.

No Comments

Post A Comment