O que são Oxalatos?

O que são Oxalatos?

No último post falei sobre o oxalato presente na folha da beterraba. Por isso, resolvi falar um pouco mais sobre eles no post de hoje!

Alguns alimentos ricos em oxalatos de origem vegetal são o espinafre, a beterraba (incluindo suas folhas), as nozes, o quiabo, o cacau e o chocolate , por exemplo.

Fontes de OxalatosOxalato

Os oxalatos são substâncias  que facilitam a formação de pedra nos rins. Por isso, evitar os alimentos ricos em oxalatos é importante para prevenir o aparecimento de pedra nos rins, principalmente quem tem pré-disposição para formação ou tem fator genético envolvido.

Abaixo estão alguns alimentos com a quantidade de oxalato em 100g:

. Espinafre – 750mg

. Chocolate – 117mg

. Beterrraba – 675mg

. Quiabo – 146mg

. Nozes – 202mg

. Pimenta – 419mg (acho muito difícil alguém conseguir comer 100g de pimenta em um único dia …rs)

O ácido oxalático ou oxalato, além de facilitar a formação de pedra nos rins, também prejudica a absorção de muitos nutrientes pelo organismo. Por isso, os alimentos citados acima não devem ser ingeridos em grande quantidade.

Para diminuir a quantidade de oxalato sem banir o consumo desses alimentos basta escaldá-los com água fervendo e dispensar a primeira água de cozimento, o que é muito importante fazer principalmente com o espinafre, pois é muito rico em oxalatos. Daí a explicação para muito pacientes quando me perguntam o porquê de eu não indicar espinafre cru nos sucos!

 

No Comments

Post A Comment