Compulsão por doces

Compulsão por doces

post149

Muitas vezes comprometemos um dia ou uma semana inteira de alimentação regrada por conta da vontade incontrolável de comer um doce. Você já sentiu isso?

O problema é parar no primeiro doce … às vezes vai um, dois, três …  não é mesmo?

Quando consumimos muitos doces, o ganho de peso é sobretudo em gordura abdominal, já que eles estimulam a liberação de insulina, hormônio liberado pelo pâncreas que metaboliza o carboidrato para que ele não se transforme em açúcar no nosso corpo. No entanto, a produção excessiva de insulina gera maior acúmulo de gordura, principalmente a localizada.

Como funciona: você ingere açúcar ou carboidrato (pães, massas, pizza…) e sua a liberação de insulina aumenta, o que faz seu organismo entender que você precisa repôr a energia que foi embora. Logo, você “precisará” comer mais açúcar, voltará a estimular a insulina e assim sucessivamente, favorecendo a compulsão e fazendo com que seu corpo entenda que você precisa de açúcar e carboidrato o dia inteiro.

É bem comum que o quadro esteja ligado à ansiedade. Se algo afeta a pessoa ao longo dia, ela vê a compensação no doce e inicia o ciclo vicioso explicado em cima.

Outro fator super relevante é o aumento do cortisol (o hormônio do estresse), que também aumenta insulina. Ele é produzido quando o corpo está sob tensão ou  quando a pessoa não dorme bem. Pra você ter uma ideia, duas horas a menos de sono pode aumentar a fome em 24% no dia seguinte. Com o cortisol desregulado e com a produção de neurotransmissores calmantes,  o corpo vai buscar  energia no açúcar!

Outro problema está na sua rápida absorção, uma hora depois o efeito já passou, você já buscará mais açúcar ou carboidrato.

Ao dormir bem, produzimos serotonina e dopamina, substâncias calmantes que controlam a ansiedade e regulam humor e saciedade, mas é possível que a pessoa não tenha condições de produzí-las de maneira satisfatória pela falta de triptofano, magnésio, vitamina B, cromo… Por isso é essencial termos matéria-prima proveniente de uma boa alimentação.

fica a dica

Algumas dicas pra não elevar o açúcar no sangue:

– Evite misturar tipos de carboidrato nas refeições;

– Adicione fontes de fibras como sementes de abóbora, girassol ou chia para diminuir o impacto do carboidrato no organismo;

– Procure consumir um tipo de proteína ou gordura com o carboidrato para absorção ser mais lenta e você não entrar no ciclo vicioso que falei acima.

 

No Comments

Post A Comment