Castanha de Baru

Castanha de Baru

castanha de baru

Você já ouviu falar sobre a Castanha de Baru?

Além de deliciosa, pode ter um papel muito interessante para a sua saúde.

Pertencente ao grupo das oleaginosas, esta castanha é pouco conhecida por aqui, mas é muito comum em regiões como Goiás, norte de Minas Gerais, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Esse fruto do barueiro apresenta muitos benefícios, principalmente quando se trata do coração, por apresentar ácidos graxos insaturados, também conhecidos como “gorduras boas”.

Embora o benefício ao coração chame a atenção, há outros motivos para incluir a baru na alimentação. Isso porque ela apresenta grandes doses de ferro, zinco e vitamina E na sua composição, podendo minimizar os risco de diabetes, Alzheimer e câncer.

Como consumir: o ideal é comer a castanha de baru torrada. Desta forma, é possível inativar os chamados fatores anti-nutricionais, os quais podem interferir na absorção de minerais. Mas lembre-se que os benefícios apenas serão obtidos se ela fizer parte de uma alimentação equilibrada, rica em verduras e legumes e com baixo consumo de itens cheios de açúcar, gorduras saturadas e sódio, por exemplo.

 

No Comments

Post A Comment