Alimentos que melhoram a celulite

Alimentos que melhoram a celulite

A celulite é uma inflamação crônica das células, caracterizada pela presença de gordura aprisionada nos tecidos, que comprime os vasos sanguíneos e linfáticos, dificultando a renovação celular e a circulação, além de dificultar as atividades funcionais das células dos tecidos dérmico e subcutâneo.

Desta maneira, para combater a celulite precisamos “apostar” nos alimentos com potencial anti-inflamatórios, associado aos alimentos que melhoram a circulação e a resistência dos vasos, além dos alimentos antioxidantes.

Segue abaixo a lista de alguns alimentos com seus nutrientes anti-inflamatórios.

 Celulite

Laranja

Por ser rica no flavonoide chamado hesperidina, presente principalmente na camada branca interna da fruta, possui uma potente atividade anti-inflamatória. Além disso, apresenta alta quantidade de vitamina C, que favorece a formação de colágeno, importante para evitar a flacidez.

Frutas Vermelhas/Roxas

Amora, framboesa, mirtilo, por exemplo, são frutas que, além de apresentarem o ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células, são ricas em protoantocianidina, flavonoide com atividade anti-inflamatória e que fortalecem os vasos sanguíneos. Vale ressaltar que também são ricas em vitamina C, auxiliando na síntese do colágeno da pele.

Abacate

Apresenta uma combinação de nutrientes ideal para a diminuição da celulite, pois apresenta antioxidantes como as vitaminas A, C e E, além do beta-sitosterol que age como um anti-inflamatório fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Possui também gordura moninsaturada e fibras em sua composição, que promovem saciedade, além do potássio, pode auxiliar na diminuição da retenção hídrica (comum de quem apresenta celulite).

Família das Pimentas Vermelhas

Apresentam um fitoquímico chamado capsaicina que desempenha funções no processo inflamatório, podendo reduzir a inflamação induzida pelo ganho de gordura corporal, melhorando o aspecto da celulite.

Chá de Hibiscos

Diferente daquela comum em jardins, a flores e botões são do Hibiscus sabdariffa podem ser utilizados para fazer um chá com alta concentração de antocianina, que proporciona vários efeitos positivos no organismo, como a ação antioxidante e anti-inflamatória, estimulando a queima da gordura corporal e a diminuição da celulite, além de combater a retenção de líquido.

Chia

Por ser fonte de ômega 3, gordura essencial que não sintetizamos, apresenta propriedade anti-inflamatória, melhorando a sensibilidade do hormônio insulina, mobilizando a gordura estocada. Outras fontes de ômega 3 são: atum, sardinha e linhaça.

Uva

Além de ser rica no flavonoide antocianinas, a uva possui em sua composição o resveratrol, composto bioativo com ação anti-inflamatória.

Açafrão da Terra (ou cúrcuma)

Especiaria que apresenta em sua composição a curcumina, flavonoide com importante ação anti-inflamatória e antioxidante.

 

 

 

 

 

1 Comment
  • Thayse Alves
    Posted at 10:33h, 28 dezembro Responder

    Obrigada pelas dicas, estou em uma fase onde ando comendo tudo e isso fe com que eu tivesse bastante celulite, vou comer de tudo um pouco para ver se melhora essa inflamacao. Beijos

Post A Comment