24

set

Não tenha medo do Feijão!

Categoria: Alimentos Funcionais, Nutrição, Saúde.
Por Mariana Duro.

Feijões

Resolvi escrever este post, pois muitas pessoas vem no meu consultório relatando não consumir o feijão por medo de engordar.

No entanto, o feijão é uma excelente fonte de fibras e proteínas, componentes que lentificam o esvaziamento gástrico, proporcionando maior saciedade. Isto faz com que a fome demore mais para aparecer, gerando consequentemente um menor consumo alimentar.

Fora isso, o feijão não é um alimento calórico (1 concha média apresenta em média 80kcal). Ele se torna calórico de acordo com a preparação, podendo dobrar a quantidade calórica quando é preparado com bacon, linguiças ou carnes gordas, por exemplo.

Para usufruir a fibra e proteína presente nesta leguminosa, a fim de obter saciedade, o interessante seria variar o tipo, pois todos são ricos nestes constituintes.

No entanto, costumo indicar o feijão azuki para meus pacientes, pois é o que proporciona menor fermentação no organismo (maior queixa com relação ao consumo do feijão). Este pode ser cozido e adicionado frio à salada ou em preparações quentes, como os demais.

Também indico o feijão branco, devido a presença da faseolamina, proteína de reserva que possui propriedade emagrecedora.

Comentários

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *