27

mai

Benefícios da Lentilha

Categoria: Alimentos Funcionais, Dicas, Saúde.
Por Mariana Duro.

Lentilha

 

A lentilha pertence ao grupo das leguminosas e é uma excelente fonte de fibras e proteínas, componentes que lentificam o esvaziamento gástrico, proporcionando maior saciedade na refeição e fazendo com que a fome demore mais para aparecer.

Desta maneira, pode auxiliar na diminuição do consumo alimentar e na modulação glicêmica (açúcar do sangue), sendo muito útil para quem tem diabetes, resistência à insulina ou até mesmo a hipoglicemia.

Por sua riqueza em fibras solúveis, atua na diminuição do “colesterol ruim” (fração LDL-colesterol) e no risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Já suas fibras insolúveis auxiliam na melhora do transito intestinal.

Ela é contraindicada para pessoas que estejam com o consumo proteico restrito ou com ácido úrico elevado, por conter alto teor de purina.

Cada colher de sopa tem aproximadamente 40kcal e possui ferro, ácido fólico, selênio e magnésio em sua composição.

No entanto, não vale prepará-la com bacon, linguiças ou carnes gordas, por exemplo, pois o valor calórico pode até duplicar.

 Sua preparação é muito fácil quando comparada às demais leguminosas (feijão, soja e grão de bico, por exemplo), podendo ser cozida em panelas tradicionais sem pressão (de preferência de vidro ou aço inox para manter seu valor nutricional).

No entanto, para ficar ainda mais fácil, pode ser deixada de molho por algumas horas para o seu cozimento ficar ainda mais rápido.

 

 

 

Comentários

One Trackback

  1. Por LEGUMINOSAS…. | Sabores da Nutrição em 24 de novembro de 2014 at 21:09

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *