A influência do glúten no nosso organismo

A influência do glúten no nosso organismo

Glúten

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, centeio, aveia, cevada e em seu derivado, o malte, que no organismo de pessoas sensíveis, pode provocar reações, entre elas diarreia, constipação, flatulência, fadiga, dermatites, inflamação intestinal e inchaço na região intestinal.

A sensibilidade mais comum é a doença celíaca, intolerância ao nutriente que atinge cerca de 1% da população.

Para quem tem a doença, ficar longe do glúten é fundamental. Já para pessoas saudáveis, há controvérsia entre profissionais.

Alguns indivíduos que não apresentam a doença celíaca podem ter uma hipersensibilidade ao glúten devido uma má digestão desta proteína, pois bactérias e fungos que vivem no intestino consomem os alimentos fermentados fontes de glúten para obter energia e se multiplicar, causando problemas intestinais e inflamações, que levam à microfissuras na parede do intestino e aumento da permeabilidade intestinal.

Uma vez que o glúten atravessa a barreira intestinal, devido o aumento da permeabilidade da mucosa, o organismo “dispara” o sistema de defesa, liberando diversas substâncias pró-inflamatórias, que geram manifestações físicas, mentais e/ou emocionais não desejáveis, como ganho de peso, retenção hídrica, celulite, irritabilidade, dores articulares, enxaqueca, entre outros.

Ao eliminar as fontes de glúten da alimentação, o intestino não fica sobrecarregado de proteínas inflamatórias e fermentativas que alteram a permeabilidade da mucosa intestinal e que  e aumentam, consequentemente, as células inflamadas do corpo, como as de gordura localizada, por exemplo.

O resultado da restrição depende da individualidade bioquímica de cada pessoa, mas hoje já se sabe a influência da retirada do glúten no processo de perda de gordura corporal.

Em uma dieta isenta de glúten, são permitidas as seguintes fontes de carboidratos: arroz, milho, fubá, quinua, amaranto, polvilho, batata, mandioca, inhame, cará e mandioquinha, por exemplo.

 

Desta maneira, selecionei algumas porções de alimentos que não possuem glúten e seus valores calóricos:

Quinua em flocos – 1 colher (sopa) – 50kcal

Amaranto em grãos – 1 colher (sopa) – 55kcal

Polenta cozida – 1 colher (sopa) – 90kcal

Arroz integral cozido – 1 colher (sopa) – 45kcal

Batata cozida – 1 unidade média (140gr) – 71kcal

Cará cozido – 1 unidade pequena (50gr) – 60kcal

Mandioca cozida – 1 pedaço médio (50gr) – 57kcal

Cuscuz de milho – 1 pedaço médio (130gr) – 257kcal

 

3 Comments
  • Vanessa Rodrigues da
    Posted at 14:46h, 12 fevereiro Responder

    Esse artigo foi muito esclarecedor!!! Grata pelas dicas do glúten eu tinha muitas dúvidas a respeito.

    Vanessa Rodrigues

  • Clarice
    Posted at 14:32h, 21 julho Responder

    Mariana, td bem?! Estou cursando o 3° ano de Técnico de Nutrição e meu TCC é sobre a doença celíaca, você tem algum material que possa me ajudar?! Obrigada 🙂

Post A Comment